Itajaí
1° de novembro

Rio do Sul
08 de novembro

Criciúma
22 de novembro

Chapecó
29 de novembro

Imagine fragmentos de mundos distintos se encontrando em uma única superfície. Pedaços de jornal dançando com texturas de tecido. Cores que se chocam e se abraçam. Histórias que se reescrevem a cada recorte, a cada sobreposição. Essa é a magia da colagem – uma linguagem que nasceu rebelde nas mãos de Picasso e hoje pulsa nas telas dos nossos celulares, nos outdoors das cidades, nos frames do cinema.

O Colagem SC – Técnica, Composição e Mercado, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle, na categoria de Artes Visuais, convida você a mergulhar neste universo onde o caos se organiza em poesia visual. Um circuito formativo que percorrerá quatro cidades de Santa Catarina como uma colagem humana, conectando territórios, pessoas e sonhos criativos.




Artistas, designers, videomakers e acadêmicos que desejam se qualificar e expandir sua expressão através da colagem, ampliando sua atuação no mercado criativo local e nacional.

• 8 horas presenciais de imersão prática e teórica
3 horas online de networking e conexões com participantes de todas as cidades
Pré-work exclusivo com orientações do ministrante Diego Oliveira
Materiais inclusos: do analógico (tesouras, papéis, revistas, Gelli Plate) ao digital

🪴Manhã | Das raízes à possibilidade

• História mundial e brasileira da colagem
• Contextualização nos circuitos oficiais de arte, redes sociais, cinema e publicidade
• Pesquisa e curadoria de imagens
• Técnicas manuais: recorte, rasgo e sobreposição

♟️Tarde | Da composição ao mercado

• Princípios de composição: hierarquia visual, contraste, harmonia
• Aplicação de stencil e texturas
• Colagem digital com o especialista

🛜 Online | Para participantes de todas as cidades

• Mercado da Economia Criativa: precificação, proposta comercial e gestão
• Circuitos artísticos, galerias, editais
• Redes profissionais
• Dinâmicas de networking direcionado.

Itajaí
1° de novembro

🕗Horário de início: 9h
⏳Horário de término: 18h

📍Local: Casa de Cultura
Dide Brandão
Rua Hercílio Luz, 655, Centro -
Sala de Dança 2

Rio do Sul
08 de novembro

🕗​Horário de início: 9h
⏳​Horário de término: 18h

📍​Local: Unidavi
Rua Dr. Guilherme Gemballa, 13,

Sala 114

Criciúma
22 de novembro

🕗Horário de início: 9h
⏳Horário de término: 18h

📍Local: Fundação Cultural de
Criciúma
Rua Cel. Pedro Benedet 269 - Centro

Chapecó
29 de novembro

🕗​Horário de início: 9h
⏳​Horário de término: 18h

📍​Local: UnoChapecó
Servidão Anjo da Guarda, 295-D,
Bairro Efapi - Bloco B3 Ateliê 180

Encontro online
(para todos os participantes)
02 de dezembro

🕗Horário de início: em breve
⏳Horário de término: em breve
🖥️Local: Meet (link disponível no e-mail cadastrado)

O Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura é uma das principais políticas públicas de fomento às artes em Santa Catarina. Criado pelo Governo do Estado, ele apoia financeiramente projetos culturais em diversas áreas, como música, artes visuais, teatro, dança, literatura, patrimônio e culturas populares. Sua importância está em fortalecer artistas, coletivos e instituições culturais, ampliando o acesso da população à produção artística e promovendo a valorização da identidade e da diversidade cultural catarinense.

Diego Oliveira ✂️

Design não é só fazer uma artezinha, é solucionar um problema.
É isso que me move. Na minha caminhada entre projetos criativos e de produção cultural, desenvolvi identidades visuais de marcas e projetos em suas mais diversas aplicações. Já trabalhei na coordenação e produção de dezenas de materiais audiovisuais, inclusive de projetos patrocinados pelo Fundo de Incentivo à Cultura de Rio do Sul. Sou designer certificado pela Adobe e suas variadas ferramentas. Hoje, a principal técnica à qual me dedico é a Colagem Digital.

Maria Teresa Piccoli 🌌

Atuo há duas décadas como produtora e gestora de programas culturais. Hoje sou sócia e administradora da Una! Criatividade. Na bagagem, trago o trabalho em uma das mais importantes instituições culturais brasileiras: o Sesc, onde atuei como analista e gerente estadual de cultura, dirigindo e produzindo projetos para promover a fruição e o aprendizado em música, artes cênicas e literatura. Colaborei em políticas culturais como conselheira no Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (2013/17). Sou bacharel em Letras pela Unochapecó (SC), com pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac (PR) e Gestão de Projetos no MBA, Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Qiah Salla 🧠

Designer de Soluções e fundador da Una! Criatividade e Impacto Positivo.
Uso minha criatividade para agregar valor em trocas autênticas. Me identifico com o desafio de criar produtos, soluções e jornadas comprometidos com o ecossistema e o público. Já trabalhei com Corbion, Sistema Ailos, Cooper, Bradesco, Caixa, Sesc, Senai e Klabin. Auxiliei mais de 30 municípios no desenvolvimento de políticas públicas com foco em economia criativa e cultura. Produzi diversos eventos, em diferentes linguagens. Integrei o Conselho Estadual de Cultura de SC. No tempo livre, leio e aprendo piano.